segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vã filosofia

Há mais mistérios entre o céu e a terra do que os imaginados pela nossa vã filosofia, dizia o gênio literário William Shakespeare. Homens insignificantes, mergulhados na soberba que lhes tiram a significância, arrogam poder saber tudo e segregar aqueles que, segundo sua própria prepotência e seus critérios parvos, desconhecem o seu "saber".

Imbecis.

Todos estes. Todos estes que acreditam em algo e julgam-se superiores por acreditar. Imbecis!

E todos aqueles também que não crêem, e julgam-se superiores por não acreditar. Imbecis!

Somos todos o mesmo esqueleto por trás da pele e da carne.  Por que não usar nosso conhecimento para arrastar mais pessoas para o discernimento e o saber, ao invés de segregar cegamente e vangloriar-se na solidão inglória do falso intelectualismo?

Certo estava Sócrates, que mesmo sendo incrivelmente sábio, esvaziava o seu conhecimento e a si mesmo de qualquer grandeza ao dizer que o que sabia era quase nada, que era preciso aprender sempre. Falta essa humildade aos (pseudo) intelectuais de hoje. Falta a eles saber que o conhecimento brota de muitas fontes, e toda fonte de conhecimento que se atrever a dizer que é a única fonte de conhecimento, ou é falsa ou se faz conhecer de forma equivocada.

Sejamos humildes no saber, sensatos no conhecer e belos no ser. Só assim é possível elevar o espírito humano e valorizar a solidariedade e a fraternidade entre nós! Afinal de contas, a Sabedoria Absoluta sempre será inalcançável de todo, e assim sempre seremos, em alguma medida, ignorantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: Comentários são muito bem vindos quando visam acrescentar aos textos mensagens de relevância e de gosto compatível com o texto publicado, mas não o são quando são em tons pejorativos ou de incompatibilidade total com o texto. Agradecemos a compreensão.